TIPOGRAFIA

SERIFA - UM POUCO MAIS SOBRE TIPOGRAFIA

Serifa é o termo usado para definir o filete que dá acabamento no final do traço ou haste na letra.


O que é a Haste? As Hastes são os traços principais da letra. Geralmente são verticais ou horizontais e longas:


O termo “serifa” vem do holandês schreef (linha fina), nomeia as pequenas linhas que dão acabamento ao final da letra. Surgiu como espaço extra no fim de cada haste das letras talhadas pelos artesãos romanos a fim de prevenir o acúmulo de poeira. Essa prática foi tida como herança histórica, acompanhando o desenho das letras e assumindo as seguintes formas:


Um leitor alfabetizado lê palavra por palavra. A serifa é importante por que forma linhas ópticas paralelas. Possibilita ao olho ver cada palavra como um bloco ao invés de cada letra separada.


Quando optar por serifadas?

As tipografias com serifas são ideais para textos longos, pois permitem uma leitura contínua. O leitor “passa” mais rápido pelo texto, pois não enxerga letra por letra, mas palavra por palavra.


CLASSIFICAÇÃO

Old Style (Estilo Antigo)
São herdadas da Caligrafia Humanista datando de 1.465 e possuem uma tensão diagonal com partes mais finas em alguns ângulos. 
Transicionais
De meados do século 18, fazem a transição entre o moderno e o antigo. As diferenças entre linhas finas e grossas são mais perceptíveis.
Moderno ou Didone
Caracterizado pelo extremo contraste entre linhas grossas e finas com uma tensão vertical, serifas muito finas e hastes muito pesadas.
Slab Serif
Chegam a ter pouco ou nenhum contraste entre as linhas grossas e finas. Tendem a ser espessas e com serifa egípcia.
Dicas adaptadas de texto encontrado no site da gráfica Printi.

Nenhum comentário: