A PRIMEIRA EDITORA BRASILEIRA


MONTEIRO LOBATO E CIA.

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882, em Taubaté (SP), e faleceu em 1948, na cidade de São Paulo. Em 1918, criou a primeira editora brasileira, a Monteiro Lobato e Cia. (até então, os livros lidos no país eram impressos em Portugal). Em seguida, iniciou sua carreira literária com as obras Urupês, Cidades Mortas e Negrinha. Morou nos Estados Unidos por cerca de uma década, onde recebeu críticas por sua obra O Presidente Negro e o Choque de Raças, história sobre a vitória de um candidato negro à presidência dos EUA. De volta ao Brasil, em 1931, destacou-se principalmente por suas histórias voltadas ao público infanto-juvenil, para o qual escreveu 26 livros. Criou personagens famosos como Jeca Tatu, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta, do Sítio do Pica Pau Amarelo. Em sua homenagem, o dia 18 de abril, data de seu nascimento, foi instituído DIA NACIONAL DO LIVRO E DA LITERATURA INFANTIL.

Leia o artigo Monteiro Lobato, contador e recontador de histórias de tradição oral: um agente folkmidiático - Clique aqui.
http://www.bocc.uff.br/pag/marcolla-rosangela-monteiro-lobato-contador-de-historias.pdf

Leia a dissertação de mestrado A Produção de Monteiro Lobato: Contribuições para a Formação de Professores a Partir de uma Leitura Semiótica da Ilustração D’o Saci 
Clique aqui.
http://www4.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/fernando_luiz.pdf

Leia a material Livro de Monteiro Lobato é a primeira publicação interativa do iPad no Brasil, publicada em agosto de 2010, no G1 - Clique aqui.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/livro-de-monteiro-lobato-e-primeira-publicacao-interativa-do-ipad-no-brasil.html

Nenhum comentário: