REPRESENTAÇÃO DE PALAVRAS OU IDEIAS POR MEIO DE SINAIS
É comum formarmos uma ideia sobre alguma coisa e, logo
em seguida, escrever a respeito dela. Sem perceber, o texto acaba saindo como
está sendo pensado e fugindo de regras básicas da língua portuguesa.
Sempre deve ser feita uma revisão gramatical, e muitas
vezes, revisão e redação final do texto (chamado nas redações de jornais de copy-desk).
“... Só a palavra pesquisada, trabalhada e responsável
é capaz de ordenar, nomear corretamente, informar, fazer pensar.” Theresa Walcacer – Jornalista
No texto jornalístico, usamos com muita frequência os
verbos classificados como declarativos para indicar a autoria de quem fala, de
quem se expressa. Devemos dar preferência ao emprego de verbos declarativos
neutros como “falar”, “dizer”, “declarar”, “afirmar” para evitar valorizar um
lado positivo ou negativo das declarações.
Por hábito, escrevemos usando a forma: verbo auxiliar
+ verbo principal no particípio (foi feito, é realizado, são mostradas). Se você
tirar o verbo auxiliar e usar o verbo principal no tempo em que a frase está
pedindo, a frase terá mais força para expressar o que deseja.
Identifique no texto os elementos fundamentais da
notícia/história:
O QUÊ, QUEM, QUANDO, ONDE, COMO, E POR QUÊ.
SUJEITO + VERBO + PREDICADO
Sujeito e predicado são os termos essenciais da
oração. Sujeito é o termo sobre o qual se declara alguma coisa; é o termo com
que o verbo deve concordar. Predicado é o que se declara do sujeito; é tudo o
que compõe a oração menos o sujeito. O predicado possui um verbo, os
complementos, termos integrantes da oração, e os adjuntos, termos acessórios.
Qualquer modificação nessa estrutura determina a ordem inversa, pode
comprometer a clareza e a compreensão.
Frases com sujeito ou verbo ocultos podem dar sentido
ambíguo no texto e confundir a informação.
O texto deve ter precisão e concisão.
Ainda falando do texto jornalístico: deve-se usar o Lead. É essencial dizer ao leitor de
forma rápida qual é a notícia e por que ele deve continuar lendo aquele texto –
QUEM FEZ O QUÊ, QUANDO, ONDE E POR QUÊ.
Use o modelo “T” para escrever a matéria. A parte
horizontal do “T” representa o Lead e
coloca o principal da notícia, ou seja, por que ela está sendo escrita. A
partir daí, o resto da matéria – a parte vertical do “T” – pode ter qualquer
forma. O jornalista pode contar a história de forma narrativa; ou então
continuar com o resto da história; ir ponto a ponto; ou simplesmente continuar
o texto no formato pirâmide inversa. Isso permite ao jornalista telegrafar as
informações mais importantes e, ainda assim, escrever do jeito que quiser.
“... Meu primeiro objetivo é sacar um bom início de
matéria. Procurar uma imagem e/ou uma frase que capturem a atenção do
espectador de imediato. Sedução logo de cara. Um bom começo é imprescindível...
lançar o germe de uma ideia que só vai se completar mais tarde, muitas vezes
apenas no fim do VT.” Pedro Bial -
Jornalista
“A melhor notícia não é a que se dá primeiro, mas a
que se dá melhor.” Gabriel García Marquez
“O que confere credibilidade a um texto são os
detalhes.” Gabriel García Marquez
O que importa é comunicar bem ao leitor o que se quer
comunicar.
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