JÁ
DIZIA O DITADO: “ERRAR É HUMANO”. SABER QUAIS SÃO OS ERROS QUE VOCÊ PODE
COMETER AJUDA A ELIMINAR (OU DIMINUIR) A MARGEM DE ERRO.
Um
designer de logotipos precisa saber que não importa quantos logos incríveis ele
já criou; ele ainda é um ser humano e isso significa que pelo menos uma vez na
vida, ele/ela deve ter cometido um erro. Essa lista de 5 erros comuns pode te
ajudar a evitar eles no futuro.
A
grande maioria dos erros podem ser corrigidos. Mas como é possível “corrigir”
um logotipo errado? Infelizmente existem alguns campos de atividade onde os
erros são impossíveis de corrigir e, acredite ou não, projeto de logotipo é um
deles.
Um
logotipo é parte de uma estratégia de branding, o que significa que as pessoas
vão fazer um julgamento simples: um mal logotipo representa uma má entidade! Ou
seja, um logotipo mal projetado é uma “boa solução” para ir à falência.
Por
outro lado, designers de logo são colocados sob pressão, também conhecido como “o
melhor contexto para cometer erros”. É um círculo vicioso e é necessário ter
sangue frio para conseguir escapar dele. Geralmente, os designers menos
experientes cometem a maioria dos erros, mas não é impossível conceber que até
os mais experientes possam criar logos pobres. Mas como evitar isto?
No
mundo do design gráfico, existem dois tipos de logos ruins:
Logotipos
irremediáveis – são aqueles logos extremamente ruins ou que contenham palavras
com grafia errada, combinações de cores impossíveis ou fonte do tipo Comic Sans.
Logos
pobres – São os logos que têm um pequeno erro. Geralmente apenas designers
notam esses detalhes, enquanto os mesmos passam despercebidos pelos clientes.
A
verdade é que não há nenhuma maneira 100% efetiva na qual você pode ter certeza
absoluta que seu logo está perfeito, mas existem soluções para ter um bom
feedback sobre o seu projeto.
Entre
as soluções para evitar o mal logotipo, é passá-lo por uma lista de verificação
antes de enviar ao cliente. Essa lista de verificação deve responder a algumas
perguntas padrões (funciona em tamanho pequeno? Funciona se impresso em
P&B? etc).
Verificar
seu logo antes de enviar ao cliente pode resultar em um investimento maior de
tempo no desenvolvimento, mas isto diminui as chances de gastar mais tempo no
futuro com alterações desnecessárias.
Se
você não tem uma lista de verificação, não se preocupe. Coletamos aqui os erros
mais comuns de um designer de logotipos que podem representar os fundamentos da
sua lista de verificação.
1: FAZER LOGOS “INFLEXÍVEIS”
O
designer de logos deve respeitar seus clientes. No geral, o profissional deve
ter a coragem de explicar aos seus clientes quando um de seus requisitos não
respeita as regras de um bom design. Muitos clientes consideram que o logotipo
é necessário apenas para o seu site e nada mais e, infelizmente, existem alguns
designers de logo que acreditam nisso também.
Um
dos erros mais comuns de um designer de logos é criar logos que não são
escaláveis. É inútil mencionar que o Adobe Photoshop é um ótimo software, mas
ele tem suas limitações. O trabalho com vetores é uma de suas grandes
desvantagens e portanto, Photoshop não é a melhor solução para o design de
logotipos.
Uma
boa alternativa é o Adobe Illustrator, software preferido entre os designers
por trabalhar com imagens em vetor (possibilitando a escalabilidade do logo).
O
logotipo é parte de uma estratégia de marca e, mais cedo ou mais tarde, ele
será usado na impressão. Cartões de visita, flyers, banners são apenas alguns
poucos itens que requerem uma versão impressa de um logotipo. Um logotipo não
escalável não vai ficar bom o bastante tanto em um cartão de empresa de pequeno
porte ou em um enorme outdoor.
Crie
logotipos que podem ser usados em todos os lugares!
2: IGNORAR O CONTEXTO
Um
logotipo não é um item a parte que deve servir perfeitamente no ambiente onde
ele é colocado. Outro erro comum de um designer de logos é negligenciar os
outros elementos da marca, tais como o site, o trabalho de cultura, a
identidade visual etc.
A
pesquisa é obrigatória – desta maneira você descobre o contexto no qual o logo
será inserido. Um logotipo que coincide com o estilo do dono é muito melhor do
que uma entidade independente!
3: PROJETANDO PARA SI MESMO
Todo
designer de logo é muito subjetivo! Para ser mais preciso, cada logotipo é
muito subjetivo e seu valor pode variar dependendo de cada perspectiva.
Qualquer
designer de logo deve estar ciente de que suas preferências devem ser ignorados
caso entre em confronto com a do cliente. Ainda assim, um bom logotipo não deve
ser apreciada pelo criador e nem mesmo pelo cliente: o valor de um logotipo é
dada pela valorização dos telespectadores.
Para
criar um logotipo competitivo é importante determinar o alvo principal e
identificar suas preferências. Qualquer outra abordagem não é aplicável e eu
considero que não se deve testar a validade deste conceito em sua atividade!
4: ROUBANDO FORMAS E NÃO IDÉIAS
Nenhum
designer quer copiar o trabalho de outro, mas às vezes pode acontecer. É um
erro amador, mas ele existe e você não deve cometê-lo!
Obter
inspiração é um assunto muito importante e todos devem “reabastecer” o nível de
criatividade; um dos métodos mais eficientes é estudar o trabalho de outros
designers. Por causa disto, pode acontecer de alguns designers copiarem logos
(mesmo sem querer). O problema é o seguinte: enquanto os designers de logo
sábios roubam ideias, os medíocres roubar formas ou fontes.
Você
nunca deve tentar imitar itens digitais, apenas roubar conceitos. Quando estudando
os logos, não anote formas ou letras, é só pegar a ideia e adaptá-la!
5: IGNORANDO PASSOS OBRIGATÓRIOS NA CONCEPÇÃO DE UM LOGO
Cada
designer tem seu próprio processo de criação, e um processo é vital para que
alguns erros sejam evitados. Incorporando alguns itens de verificação durante o
processo de desenvolvimento diminui as chances de alterações após a conclusão
do projeto e tornando o processo de criação mais eficaz. Finalmente, é mais
fácil prever o estabelecimento de prazos e a finalização de um projeto.
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